quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Versão original de Chapeuzinho vermelho





Para quem tem curiosidade de conhecer a verdadeira versão do conto infantil "Chapeuzinho vermelho", vale a pena ler esse texto dos Irmãos Grimm. Segundo relatos, essa história foi inventada na há muitos anos com o objetivo de proteger as pobres camponesas do assédio sexual de homens que trabalhavam na floresta, tais como os lenhadores.


Ao longo dos anos, o texto original dos Grimm foi modificado e muitas outras versões foram criadas. Contudo, estudiosos dizem que nada melhor do que manter a narrativa original, pois através dela a criança ou o adulto irá explorar muitos contextos sociais e emocionais.

Vamos conferir???







CHAPEUZINHO VERMELHO




Era uma vez, uma menina tão doce e meiga que todos gostavam dela. A avó, então, a adorava, e não sabia mais que presente dar a criança para agradá-la. Um dia ela presenteou-a com um chapeuzinho de veludo vermelho.


O chapeuzinho agradou tanto a menina e ficou tão bem nela, que ela queria ficar com ele o tempo todo. Por causa disso, ficou conhecida como Chapeuzinho Vermelho.


Um dia sua Mãe lhe chamou e lhe disse:
- Chapeuzinho, leve este pedaço de bolo e essa garrafa de vinho para sua avó.


Ela está doente e fraca, e isto vai fazê-la ficar melhor. Comporte-se no caminho, e de modo algum saia da estrada, ou você pode cair e quebrar a garrafa de vinho e ele é muito importante para a recuperação de sua avó.


Chapeuzinho prometeu que obedeceria a sua mãe e pegando a cesta com o bolo e o vinho, despediu-se e partiu. Sua avó morava no meio da floresta, distante uma hora e meia da vila. Logo que Chapeuzinho entrou na floresta, um Lobo apareceu na sua frente.


Como ela não o conhecia nem sabia que ele era um ser perverso, não sentiu medo algum.


- Bom dia Chapeuzinho - saudou o Lobo.


- Bom dia, Lobo - ela respondeu.


- Aonde você vai assim tão cedinho, Chapeuzinho?


- Vou à casa da minha avó.


- E o que você está levando aí nessa cestinha?


- Minha avó está muito doente e fraca, e eu estou levando para ela um pedaço de bolo que a mamãe fez ontem, e uma garrafa de vinho. Isto vai deixá-la forte e saudável.


- Chapeuzinho, diga-me uma coisa, onde sua avó mora?


- A uns quinze minutos daqui. A casa dela fica debaixo de três grandes carvalhos e é cercada por uma sebe de aveleiras. Você deve conhecer a casa.


O Lobo pensou consigo: "Esta tenra menina é um delicioso petisco. Se eu agir rápido posso saborear sua avó e ela como sobremesa”.


Então o Lobo disse:
- Escute Chapeuzinho, você já viu que lindas flores há nessa floresta? Por quê você não dá uma olhada? Você não está ouvindo os pássaros cantando? Você é muito séria, só caminha olhando para frente. Veja quanta beleza há na floresta.


Chapeuzinho então olhou a sua volta, e viu a luz do sol brilhando entre as árvores, e viu como o chão estava coberto com lindas e coloridas flores, e pensou:
"Se eu pegar um buquê de flores para minha avó, ela vai ficar muito contente. E como ainda é cedo, eu não vou me atrasar”.


E, saindo do caminho entrou na mata. E sempre que apanhava uma flor, via outra mais bonita adiante, e ia atrás dela.


Assim foi entrando na mata cada vez mais. Enquanto isso, o Lobo correu à casa da avó de Chapeuzinho e bateu na porta.


- Quem está aí? - perguntou a velhinha.


- Sou eu, Chapeuzinho - falou o Lobo disfarçando a voz
- Vim trazer um pedaço de bolo e uma garrafa de vinho. Abra a porta para mim.


- Levante a tranca, ela está aberta. Não posso me levantar, pois estou muito fraca. - respondeu a vovó.


O Lobo entrou na casa e foi direto à cama da vovó, e a engoliu antes que ela pudesse vê-lo.


Então ele vestiu suas roupas, colocou sua touca na cabeça, fechou as cortinas da cama, deitou-se e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. E Chapeuzinho continuava colhendo flores na mata. E só quando não podia mais carregar nenhuma é que retornou ao caminho da casa de sua avó. Quando ela chegou lá, para sua surpresa, encontrou a porta aberta. Ela caminhou até a sala, e tudo parecia tão estranho que pensou:
"Oh, céus, por quê será que estou com tanto medo? Normalmente eu me sinto tão bem na casa da vovó...”.


Então ela foi até a cama da avó e abriu as cortinas. A vovó estava lá deitada com sua touca cobrindo parte do seu rosto, e, parecia muito estranha...


- Oh, vovó, que orelhas grandes a senhora tem! - disse então Chapeuzinho.


- É para te ouvir melhor.


- Oh, vovó, que olhos grandes a senhora tem!


- É para te ver melhor.


- Oh, vovó, que mãos enormes a senhora tem!


- São para te abraçar melhor.


- Oh, vovó, que boca grande e horrível à senhora tem!


- É para te comer melhor!!!


E dizendo isto o Lobo saltou sobre a indefesa menina, e a engoliu de um só bote.


Depois que encheu a barriga, ele voltou à cama, deitou, dormiu, e começou a roncar muito alto. Um caçador que ia passando ali perto escutou e achou estranho que uma velhinha roncasse tão alto, então ele decidiu ir dar uma olhada. Ele entrou na casa, e viu deitado na cama o Lobo que ele procurava há muito tempo.


E o caçador pensou: "Ele deve ter comido a velhinha, mas talvez ela ainda possa ser salva. Não posso atirar nele”. Então ele pegou uma tesoura e abriu a barriga do Lobo.


Quando começou a cortar, viu surgir um chapeuzinho vermelho. Ele cortou mais, e a menina pulou para fora exclamando:


- Eu estava com muito medo! Dentro da barriga do lobo é muito escuro!


E assim, a vovó foi salva também.


Então Chapeuzinho pegou algumas pedras grandes e pesadas e colocou dentro da barriga do lobo. Quando o lobo acordou tentou fugir, mas as pedras estavam tão pesadas que ele caiu no chão e morreu. E assim, todos ficaram muito felizes.


O caçador pegou a pele do lobo. A vovó comeu o bolo e bebeu o vinho que Chapeuzinho havia trazido, e Chapeuzinho disse para si mesma: “Enquanto eu viver, nunca mais vou desobedecer minha mãe e desviar do caminho nem andar na floresta sozinha e por minha conta”.
(Irmãos Grimm)

10 comentários:

  1. Amigos, esse texto postado aqui foi uma versão criada pelos Irmãos Grimm. Com certeza,ela foi alterada ao longos dos anos. Quem tiver a curiosidade de pesquisar a respeito, fique a vontade. Caso não tenham os livros com essa leitura, o Google pode disponibilizar.
    Realmente não entendo porque as pessoas fazem comentários "anônimos" criticando esse texto e não fundamentam bibliograficamente os seus pensamentos.
    Muito fácil dizer que é uma versão falsa e não constatar. Sinceramente, publicarei os comentários que tiverem um bom suporte, afinal de contas, opiniões contrárias servem mesmo para que possamos ingressar no caminho correto e AGRADECEREI imensamente aquelas pessoas que puderem dar orientações e dicas produtivas.
    Quanto ao que publicar ou não em meu blog, fica clara a ideia de que meu objetivo é apenas dividir os cenários que crio e outras atividades que gostaria que as pessoas tivessem acesso, nada mais que isso. Então, porque essa agressividade gratuita com um simples texto?
    Talvez, pessoas que se comportem assim devam revisar um pouco os seus sentimentos e gestos. Geralmente,traduzimos o que somos interiormente quando escrevemos, pensamos ou nos comportamos, seja na internet ou na vida real.
    Á mim, não ofendem em nada. Mas quando leio tanta raiva e grosseria por coisinhas pequenas eu penso: puxa vida, quanto féu, quanta amargura!

    ResponderExcluir
  2. "ANONIMATO: Escudo dos covardes"
    (Guilherme Chapiewski)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14/10/11

    Pela época em que foi criada a história, a sociedade tinha um corpotamento muito diferente. Na história da chapeuzinho, o capuz dela era branco e o "lobo mau" não era um lobo, era um estuprador. É muito mais macabra do que a história modificada, e ainda que era um conto criado pras filhas virgens dos camponeses não andarem sozinhas pela floresta. Os reinos eram distantes um do outro e, entre eles, havia um bosque que não pertencia a nenhum deles. Nesse bosque ficavam ladrões, estupradores e maníacos. O capuz dela se torna vermelho por causa da violência sexual

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. Também li algo sobre isso numa monografia de uma colega. Só não sabia desse detalhe da capa branca.
    Muito rica sua informação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Elianai15/11/11

    Acredito na importância e riqueza de cada adapatação feita para cada contexto histórico... mas acabamos chegando a um lobo mau que anda sobre duas patas e usa um calção com suspensório, rs... ficou tão ridicularizado né... Eu acho que poderiamos ter parado na versão dos Grimm mesmo, já estava bom... rs.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Elianai, vc está super certa! Também penso da mesma forma!

    Obrigada pela contribuição.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo28/5/12

    eu achei muito legal a criaçao de parodias parabes Talita

    ResponderExcluir
  8. aff essa não é a História original já é o 3° blog ¬¬'

    ResponderExcluir
  9. Anônimo21/10/12

    gostei muito da versao mesmo sendo muito grande !!! eu achei bem legal as outras versoes nao tem nada a ver com a original as outras sao muito pequenas e nao passam nenhum essinamento mas esta sim é grande e passa um belo ensinamento

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/11/12

    faltou muita coisa nesse texto

    ResponderExcluir